Diário das Letras: Resumo do livro Senhora (José de Alencar)

11 novembro 2012

Resumo do livro Senhora (José de Alencar)


O livro Senhora, do século X1X é uma das obras mais conhecidas de José de Alencar, um enorme romance que retrata uma pobre moça, Aurélia Camargo, órfã de pai, belíssima e apaixonada por Fernando Seixas que, ambicioso, acabou a relação para se casar com uma moça rica, Adelaide de Amaral.
A obra relata a dramática história entre os dois. Seixas, um homem que almejava riqueza, porém ele era pobre, jornalista, e gastava todo seu dinheiro nas festas da sociedade.
Aurélia, nos seus 18 anos de pobreza, recebe do seu avô uma grande herança, o que faz dela apresentável à sociedade fluminense e perseguida por muitos rapazes ricos em busca de sua aceitação. Adoradores a quem despreza como despreza o dinheiro que possui.
Sobre a tutela do seu tio Sr. Lemos, que havia partido relações com a mãe de Aurélia, era chamado de tempos em tempos para resolver pequenos problemas. Após algum período de herança, Aurélia decide casar-se e, desta vez, ela é quem resolve oferecer o dote. Apresentando os argumentos do seu casamento ao seu tio Sr. Lemos, Aurélia, pedi-lhe para que vá a procura de Seixas, que acabará de chegar de Recife, e em anonimato sobre a esposa, Sr. Lemos promulga as propostas do casamento, oferecendo-lhe 100 contos de rés e separação de bens. De inicio, Seixas recusa a proposta, porém...
muda de ideia, já que necessita do dinheiro, e desde que receba adiantado.
No final, ele é apresentado a sua futura noiva. Surpreende-se em ver que ela é sua ex-namorada, rejeitada, da época da adolescência. Depois do acontecido, oficializa-se o pedido. E aquele jovem elegante e mundano Fernando Seixas, que acolhe um casamento de conformidades com Aurélia, é desacatado por ela em plena noite nupcial, quando ela o chama de homem vencido e moralmente o destrói, deixando em sua face, um rastro de humilhação. Porém no final, Seixas devolve a Aurélia o montante do dote que recebera, e assim, negocia seu resgate. Dessa forma ficando provada a alteração em seu caráter pelo amor com que Aurélia o submeteu às piores humilhações, fazendo-o um homem digno e honrado. Contudo, os dois, que se despedem, são supridos por dois corações apaixonados, que decididamente e reciprocamente se entregam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate