Diário das Letras: Temas abordados no romance Senhora (José de Alencar)

19 novembro 2012

Temas abordados no romance Senhora (José de Alencar)


Aurélia era uma mulher diferente. Uma mulher daquelas que por onde passa, a todos encanta. Era uma mulher que seduzia a quem pudesse ter a honra de observá-la. Mais marcante era sua maneira de agir e pensar, já tão linda e especial quanto sua determinação e no seu jeito de querer opor-se a algumas regras definidas pela sociedade que não lhe agradavam. Dominadora e que tem tudo o que ter, possuindo uma lábia, um jeito que domina as pessoas que a rodeiam.
Educada, delicada, corajosa, elegante, informada, inteligente, experiente... Era com certeza, alguém que nasceu à riqueza e para a alta sociedade e, talvez, a característica que se podes considerar a mais importante, que pode ser a explicação de seu sucesso no domínio das pessoas, a sua frieza.
A obra Senhora marca “a luta de mulher pelo amor e pela liberdade”, fato bastante complexo no período. Numa sociedade “afrancesada” e enriquecida pela Revolução Industrial, o dinheiro tem importância significativa. Atentemos para a diferença dos meios sociais que Aurélia frequentava “antes” e “depois” de ter recebido a herança.
Observamos com atenção o título das quatro partes do romance, que correspondem às etapas de uma transação comercial, o preço, a quitação, a posse e o resgate.
Fernando Seixas, um rapaz pobre, mas ambicioso de subir na escala social, é namorado de Aurélia, moça também humilde e órfã de pai. Passado por apuros financeiros Seixas aceita, por um dote de trinta contos de rés, a proposta de casamento com Adelaide Amaral. Mas o destino prega-lhe uma peça. Aurélia, a noite desprezada, recebe uma inesperada herança do avô paterno e torna-se uma das mais disputadas moças do Rio de Janeiro.
Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarregar seu tutor, o tio Lemos, de negociar seu casamento com Seixas por um dote de cem contos de rés.

3 comentários:

  1. Olá, turma!
    Fico satisfeita em ver que o gupo de vocês está levando a sério a construção do BLOG.Parabéns pelo cumprimento das atividades propostas e postadas.Cuidado com o tamanho ( fonte ) das letras e dos textos postados.
    Avante!

    ResponderExcluir

Translate