Diário das Letras: Características dos principais personagens do livro Senhora

19 novembro 2012

Características dos principais personagens do livro Senhora

O romance Senhora foi publicado em 1875, é considerado uma das obras-primas de José de Alencar e umas das principais literaturas brasileiras. O enredo mostra claramente a mistura de elementos romanescos e da realidade. O romance é narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente, ou seja, que tudo sabe sobre os personagens, adentrando em seus pensamentos e em sua alma.
Os personagens são bastante estruturados, ao contrário de outras personagens românticas, não constituem meros tipos sociais, pois são capazes de atitudes súbitas.

- Aurélia Camargo, a personagem principal, uma moça bela, pobre, ressentida, após herdeira se transforma na estrela dos salões fluminenses, apaixonada por Fernando Seixas, que tem sua atmosfera amorosa desiludida, tornando ela uma mulher fria e vingativa, porém não consegue esconder seu verdadeiro sentimento por Fernando Seixas. Aurélia confronta as qualidades convencionais de uma heroína romântica do século XIX, quando a conduta discreta e a subordinação da mulher eram louvadas. O amor parece ser sua salvação, redimindo-a de perder o homem que ama por causa do seu orgulho.
- Fernando Seixas, um jovem que apreciava a sociedade, estudante de Direito e bem vestido. Acredita que a única maneira de lhe livrar da ruína é se casar por um bom dote, já que lhe falta dinheiro. Entrelaçado pelo amor de Aurélia...
chega a pensar em abandonar seus hábitos caros, mas percebe que não consegue viver longe da sociedade. Depois de seu casamento por interesse, é humilhado, arrepende-se e consegue desempenhar o dinheiro que recebeu de Aurélia.
- Emília Lemos, viúva, mãe de Aurélia, órfã e pobre. Mulher honesta e séria, que amargou imenso sofrimento por causa de seu amor por Pedro Camargo.
- Pedro Camargo, Pai de Aurélia e apaixonado por Emília. Filho natural de um rico fazendeiro do interior de São Paulo, de quem mantinha grande medo. Morre à privação por não conseguir confessar seu casamento contra a vontade do pai. Ao morrer deixa á Aurélia, uma grande herança.
- Lourenço de Sousa Camargo, avô de Aurélia e pai de Pedro. Fazendeiro prepotente, rígido e rústico, mas que procura ser justo depois que descobre a existência do casamento do filho.
- D. Firmina, parente distante de Aurélia, torna-se mãe de encomenda e que lhe serve de companhia quando fica rica.
- Manuel Lemas, tio de Aurélia, e um velho oportunista. Foi escolhido por Aurélia como tutor por que podia dominá-lo facilmente.
Senhora é um romance de características definidas de forma romântica, mas que já demonstra uma temática realista, à crítica ao casamento burguês.

24 comentários:

  1. quais sao as caracteristicas romantica do livro?

    ResponderExcluir
  2. Gostei,um bom resumo para meu teatro escolar,vou fazer a Aurélia.!!

    ResponderExcluir
  3. meu ovo duas vezes livrim de viado vai ler a biblia que vcs ganham mais seus bando de corno enquanto ficam nesses sites sobre livrinho gay sua esposa (ou marido) ta na cama cm seu melhor amigo, cumer muie que é bom vcs nao que nao ne que so fikar flutuando no mundo dos viados ve se vira homemm seus otarioss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste é saber como uma pessoa consegue ter um nível de cultura tão baixo do apropriado e ainda pensa que sabe julgar um romance de José de Alencar. São pessoas desse tipo que torna o Brasil como ele é hoje em dia, cheio de pessoas com cabeças vazias ou talvez entupidas com as porcarias que vocês devem pensar qe é cultura, se de fato sabem o significado disso. Não julgo quem não gosta, mas não terei respeito com quem não sabe respeitar uma grande influência (pelo menos para mim) da literatura brasileira.

      Excluir
    2. Em pura maldade, aparece o mal (ou nada) leitor a criticar uma obra a qual não leu, ou somente trespassou, sem analisar o que faz destas uma das melhores (senão a melhor, sobre o olhar de muitos) obra do maior romancista brasileiro: José de Alencar...
      Falando em pura ignorância, incapaz de formular uma boa resposta com argumentos os quais fatos e provas possam comprovar sua vericidade, tentando, muito falhamente se me permite dizer, gerar discórdia entre leitores vorazes e amantes de romances, perdendo seu tempo em redes sociais, enquanto a sua esposa ou acompanhante está com outro senhor, desfrutando dos prazeres os quais esta pessoa não pode gerar...

      Excluir
  4. chupem meu pênis até a morte.... bando de cão!!!!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mds

    ResponderExcluir
  6. tem uma menina na minha sala que parece um porco , roc roc

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, continue assim!

    ResponderExcluir
  8. gostei! me ajudou muito pro trabalho do colégio

    ResponderExcluir
  9. Esse pessoal colocando como anônimo não sabe de nada :3

    ResponderExcluir
  10. Só pode ser falta de rola mesmo...

    ResponderExcluir

Translate